Por que escrever?

Este é um texto sobre escrever, ou melhor, sobre que bons motivos alguém teria para praticar essa atividade, caracterizada pela disposição de símbolos em conjuntos que, no caso deste texto, são representados por letras derivadas do alfabeto romano, formando palavras e frases com sentidos inteligíveis na língua portuguesa. Escreve-se um texto, primeiro, tendo-se uma ideia central, que será depois aprofundada e explorada em algumas partes de interesse com as ideias secundárias. Este texto em específico, falará dos benefícios, como e porque se deve escrever, expressando-se ideias, seja de que forma for.

Muitos, ao pensarem na possibilidade de escrever sobre suas ideias, questões, soluções e filosofias, alegam não ter as habilidades para desenvolver tal atividade, pois ela requer preparo, organização das ideias e conhecimento do assunto. Porém, esse preparo que possibilita a organização dos pensamentos, o clareamento das considerações e aprofundamento das reflexões são, sobretudo, estimulados, antes, durante e depois do exercício da escrita.

frase-escrever-e-facil-voce-comeca-com-uma-letra-maiuscula-e-termina-com-um-ponto-final-no-meio-pablo-neruda-110322

Por que alguém escreve um texto? Bem, os motivos são variados, desde de o mero hobby relaxante a uma atividade profissional estafante. Por que minha perspectiva das coisas seria importante pra outro alguém? Essa e a parte interessante, não precisa ser importante pra ninguém que não você mesmo(a). Escrever um texto, um poema, ou seja lá qual estrutura você escolher para dispor suas ideias de forma ordenada, são de suma importância para uma auto-avaliação e consequentemente uma auto-formação.

recadox-com-br-para-mim-escrever-e-apenas-uma-conversao-das-minhas-forcas-4092ve4FAmre18

Somos bombardeados todos os dias com todos os tipos de informações e opiniões, assim como também formamos nossos próprios pensamentos a respeito das coisas e acontecimentos do mundo que nos cerca. É um processo natural de admiração, dúvida e angústia que estimulam nossos pensamentos ao contato com a realidade. Eles guiaram os primeiros homens que a beira das fogueiras nas savanas africanas olhavam para o céu e se questionavam sobre o desconhecido, assim como aos filósofos gregos, nós e toda história futura do homem. Todos temos devaneios de vez em quando, e se você é como eu, que sempre é atrapalhado por flutuações pensativas, isso se torna um problema. Muitas vezes, os pensamentos encontram-se emaranhados e sobrepostos, a memória não cria uma ordem coerente de pensamento que seja suficientemente clara para solucionar a questão imaginada. Para isso, uma papel e uma caneta qualquer são de grande valência. Ao se compor um texto qualquer, com a sua releitura, é possível observar incoerências e erros profundos de lógica no pensamento, possibilitando muitas vezes se não o abandono do raciocínio, sua reformulação, construindo uma linha de reflexão mais sólida, clara, profunda e larga.

frase-escrever-e-procurar-entender-e-procurar-reproduzir-o-irreproduzivel-e-sentir-ate-o-ultimo-clarice-lispector-139494

Críticas também são muito importantes no processo de crescimento pessoal. Dispor-se a seguir diferentes perspectivas nos mais variados temas da vida nos dão a capacidade de ver diferentes mundos, contribuindo na nossa compreensão dos outros e de nós mesmos. Assim, compartilhar um pensamento, não significa somente que você seja caprichoso, vaidoso ou arrogante tentando impor seu jeito de ver o mundo aos outros, mas sim, uma maneira bastante prática de conhecer a si mesmo de forma mais expressiva. Trabalhando na formação do eu, modificando-se, construindo e reconstruindo as perspectivas da realidade que nos toca. De outra forma, somos também seres singulares, envoltos num universo próprio, sua forma de entender as coisas pode ser irreproduzível, tornando o seu saber único, escrever serve também para saber o que você sabe.

Como nos fala Valter Hugo Mãe:

“Escrever tem muito mais a ver com ir ao encontro do desconhecido do que simplesmente relatar o que a gente já sabe, então escrever é um ato de uma inspiração a revelação.”

frase-vou-escrever-alguma-coisa-que-nao-sei-o-que-seja-justamente-para-ficar-sabendo-e-que-so-eu-fernando-sabino-100783

Agora, já sabendo os prazeres e utilidades da escrita, como e onde devo escrever?

De qualquer forma e formato que você desejar. Pode ser em verso, em prosa, textos filosóficos de todos os tipos, o importante é penejar. Uma boa ferramenta para escrever  é o blog ou qualquer outro sitio online. O papel é um material frágil que pode rasga ou molhar, borrar e apagar a mensagem que estava ali, tornando-o inútil. O que se escreve no blog, ou site, é praticamente eterno, daqui a alguns anos, quando tiver curiosidade de ler novamente suas produções literárias, é possível reconhecer suas transformações durante o tempo transcorrido e entender sua linha de evolução. Este blog por exemplo, é utilizado como material de autoconhecimento, pois torna-se uma ferramenta, como um histórico das ideias e raciocínios apresentados ao longo do tempo, uma análise posterior pode se mostrar bastante proveitosa, revelando as transformações, evoluções, os avanços e retrocessos no processo pessoal de entendimento do mundo. Venha, me dê a mão, escreva também!

Anúncios

2 comentários em “Por que escrever?

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: