5 Documentários que talvez te façam uma pessoa melhor

Não sei quanto a vocês leitores, mas a palavra documentário muitos vezes se relaciona ao senso comum como algum vídeo chato, com algum narrador chato, que para variar fala sobre algum assunto chato. Normal ter esse pensamento quando se é  jovem. Outro raciocínio também equivocado é quanto a validade dos fatos do tema tratado em um documentário. Na sua própria definição ele é considerado como o gênero cinematográfico compromissado pela exploração da realidade. Nem por isso tudo que é observado não necessariamente é uma verdade absoluta. Tais obras são isentas de imparcialidade e a partir deste ponto é onde encontramos toda a graça de um documentário. O espectador é apresentado apenas um ponto de vista, a uma ideia. E como qualquer outro gênero cinematográfico, o diretor tentará seduzir, manipular e convencer o espectador. Talvez você pense que isso é algo ruim, muito pelo contrário, o espectador nesse momento pode e deve se defender da melhor forma, fagocitando estas ideias e por consequência construir novas.

Todo o seu universo cultural nesse momento irá fazer a diferença, ele será seu parâmetro do que você irá concordar, discordar, acrescentar ou até mesmo excluir, assim como uma mistura de vários ingredientes para se fazer um  bolo. Agora deixo minha indagação aos que se interessarem em assistir as minhas sugestões, que tipo de bolo você vai ser ?

 1. Virunga

netflix-poster1

“Na República Democrática do Congo fica o Parque Nacional de Virunga, espaço que abriga o restante dos gorilas da montanha existente no mundo. Uma pequena equipe de guardas florestais protege o parque contra milícias, das empresas interessadas em petróleo e de desastres naturais.”

2. The Square

The_Square_Poster

Aos que estão familiarizados sobre a temática de política, neste documentário acompanhamos um pouco do que aconteceu na primavera árabe do Egito pelo ponto de vista de um jovem, o qual luta pela democracia em seu país.

3.Blackfish

maxresdefault

 Imagine você ser privado de todos os aspectos sociais , cultura , educação , amizade e família e ainda viver em uma banheira.

4.The Unbelievers

the-unbelievers

“Os Incrédulos” segue os renomados cientistas Richard Dawkins e Lawrence Krauss por todo o mundo, comentando e divulgando os benefícios da ciência no mundo moderno – e criticando desde política/religião à questões globais.”

5. 20.000 Days On Earth

UK-20000DAYS_QUAD7-poster

Entre os 5 este é o meu predileto. Um documentário muito bem conduzido, tanto em sua linguagem visual e de conteúdo.  Nick Cave fala um pouco sobre como é seu processo criativo para a composição de músicas e a relação destes com sua vida.  Bem inspirador aos que andam carentes de ideias.

Anúncios

2 comentários em “5 Documentários que talvez te façam uma pessoa melhor

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: